ORAÇÃO ⁜ SALMO DA BÍBLIA № 97 | ||
§ 97:1 | Ꝋ O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. | |
§ 97:2 | Ɲ Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono. | |
§ 97:3 | Ɑ Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. | |
§ 97:4 | Ꝋ Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. | |
§ 97:5 | Ꝋ Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. | |
§ 97:6 | Ꝋ Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória. | |
§ 97:7 | Ƈ Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses. | |
§ 97:8 | ᶊ Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos, Senhor. | |
§ 97:9 | Ꝓ Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses. | |
§ 97:10 | Ꝋ O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios. | |
§ 97:11 | Ɑ A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração. | |
§ 97:12 | Ɑ Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome. | |
O SALMO 97 | ||
SERMÃO AO POVO 💬 | ||
§ 1 | 1 “Cantai ao Senhor um cântico novo”. O homem novo sabe cantar, o homem velho não. Velho homem é a vida antiga, e homem novo é a vida nova. A vida antiga vem de Adão, e a nova se forma em Cristo. Este salmo convida a terra inteira a cantar o cântico novo. Mais claramente o diz outra passagem: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira” (Sl 95,1), a fim de que entendam os que se separam da comunhão com a terra inteira que não podem cantar o cântico novo, porque o cântico novo se canta em toda a terra e não só numa parte dela. Prestai atenção ao que se diz aqui e vede que também o afirma. Ao se convidar toda a terra a cantar o cântico novo, compreende-se que a paz canta o cântico novo. “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas”. Quais? Acabamos de ler o evangelho, e ouvimos narrar os milagres do Senhor. Era transportado num esquife um morto filho único de sua mãe, que era viúva. Compadecido, o Senhor os fez parar; puseram o esquife no chão. Disse-lhe, então, o Senhor: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” E o morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou a sua mãe (cf Lc 7,12-15). Eis maravilhas que o Senhor fez; mas muito maiores maravilhas são ressurgirem muitos da morte eterna em toda a terra do que ressuscitar o filho único de mãe viúva. Por conseguinte, “cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas”. Quais? Escuta: “Restaurou-o para si a sua direita e o seu braço santo”. Qual é o braço santo do Senhor? Nosso Senhor Jesus Cristo. Escuta Isaías: “Quem creu naquilo que ouvimos e a quem se revelou o braço do Senhor”? (Is 53,1). Braço santo, portanto, e sua direita são ele mesmo. Com efeito, nosso Senhor Jesus Cristo é o braço de Deus e a direita de Deus; por isso, diz o salmo: “Restaurou para si”. Não disse apenas: Restaurou o orbe da terra a sua direita, mas: “Restaurou para si”. Muitos, de fato, se curam para si, não para ele. Quantos desejam a saúde corporal e recebem-na dele; são curados por ele, e não curados para ele? Como são curados por ele e não para ele? Recuperada a saúde, entregam-se à lascívia; enquanto estavam doentes eram castos, mas curados tornam-se adúlteros. Enquanto doentes não causavam prejuízo a ninguém, recuperadas as forças tornam-se invasores e opressores dos inocentes. Foram curados, mas não para ele. Quem é curado para ele? Aquele que é curado interiormente. Quem é que é curado interiormente? Quem acredita em Cristo de tal sorte que depois de interiormente curado, e reformado para se tornar um homem novo, adoece por algum tempo sua carne mortal, a fim de receber no fim dos tempos a saúde integral. Sejamos, portanto, curados para ele. E para sermos curados para ele, acreditemos em sua direita, porque “restaurou-o para si a sua direita e o seu braço santo”. | |
§ 2 | 2 “Manifestou o Senhor a sua salvação”. Identifiquem-se direita, braço e salvação de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual foi dito: “E toda carne verá a salvação de Deus” (Lc 3,6). Sobre ele disse também aquele Simeão que tomou o menino nos braços: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a tua salvação” (Lc 2,28-30). “Manifestou o Senhor a sua salvação”. A quem manifestou? A uma parte da terra, ou ao universo? Não foi só a uma parte qualquer. Ninguém engane, ninguém induza em erro, ninguém diga: “Olha o Messias aqui! ou: ali!” (Mt 24,23). Quem fala: “Olha aqui, olha ali”, mostra uma parte da terra. A quem “manifestou o Senhor a sua salvação?” Ouve a continuação: “Aos olhos das nações revelou a sua justiça”. Direita de Deus, braço de Deus, salvação de Deus e justiça de Deus: nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. | |
§ 3 | 3 “Recordou-se de sua misericórdia para com Jacó e de sua verdade para com a casa de Israel”. Que quer dizer: “Recordou-se de sua misericórdia e de sua verdade?” Compadeceu-se para prometer. Como prometeu e mostrou misericórdia, veio em seguida a verdade. A misericórdia precedeu a promessa, a promessa trouxe a realidade. “Recordou-se de sua misericórdia para com Jacó e de sua verdade para com a casa de Israel”. Como? Só para com Jacó e apenas para com a casa de Israel? A casa dos judeus e a descendência de Abraão segundo a carne habitualmente são denominadas casa de Israel, e Israel é Jacó. Pois, Jacó é filho de Isaac, Isaac, porém, filho de Abraão. Portanto, Jacó é neto de Abraão; e de Jacó nasceram doze filhos, e dos doze filhos descende toda a raça judaica. Porventura somente a ela foi prometido o Cristo? Se examinas o que é Israel, foi a Israel que Cristo foi prometido. Israel significa aquele que vê a Deus. Vemos em imagem, se agora vemos pela fé. Nossa fé tenha olhos, e a verdade da fé se revelará. Creiamos naquele que não vemos e alegres veremos. Desejemos aquele que não vemos e fruiremos de sua visão. Portanto, também agora Israel vê pela fé; no fim, porém, haverá Israel na realidade, face a face. Não em espelho, e de maneira confusa (cf 1Cor 13,12), mas conforme disse João: “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é” (1Jo 3,2). Preparai vossos corações para esta visão, vossas almas para essa elegria. Seria como se Deus quisesse mostrar-nos o sol, e nos admoestasse a prepararmos os olhos carnais; mas como se digna mostrar-vos a realidade de sua sabedoria, preparai os olhos do coração. “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). “Recordou-se de sua misericórdia para com Jacó e de sua verdade para com a casa de Israel”. Quem é este Israel? Visando a que não penses apenas no povo dos judeus, escuta o que segue: “Viram todos os confins da terra a salvação de nosso Deus”. Não disse: toda a terra, mas: “todos os confins da terra”, assim como se diz: de um termo a outro. Ninguém divida, ninguém dissipe; é forte a unidade de Cristo. Deu tamanho preço para comprar o todo: “Viram todos os confins da terra a salvação do nosso Deus”. | |
§ 4 | Uma vez que viram, “jubilai diante de Deus, terra inteira”. Já sabeis o que é jubilar. Alegrai-vos e falai. Se não podeis explicar vossa alegria, jubilai; o júbilo exprima vosso gaúdio, se não o pode a linguagem. Não seja um gáudio mudo. O coração não cale a respeito de seu Deus, não cale seus dons. Se falas a ti mesmo, és curado para ti; mas se te curou a sua direita, fala àquele para quem foste curado. “Viram todos os confins da terra a salvação de nosso Deus. Jubilai diante de Deus, terra inteira. Cantai, exultai, salmodiai”. | |
§ 5 | “Entoai salmos ao Senhor nosso Deus na cítara e à cítara uni a voz dos salmos”. Salmodiai, não apenas com a voz; empreendei obras, a fim de não vos limitardes a cantar, mas além disso praticardes boas obras. Quem canta e trabalha, salmodia com a cítara e o saltério. | |
§ 6 | 6 E olha que instrumentos vêm em seguida, para servir de termo de comparação: “Com trombetas dúcteis e sons de corneta”. Que representam essas trombetas dúcteis e cornetas? As trombetas dúcteis são de bronze e são fabricadas com batidas. Se, pois, fabricam-se batendo, são açoitadas. Sereis trombetas dúcteis, produzidas para o louvor de Deus, se progredis com as tribulações. A tribulação é uma batida; o resultado é a produção da trombeta. Jó era uma trombeta dúctil. Ferido repentinamente por tantos danos e pela morte dos filhos tornou-se, pelas batidas de tantas tribulações, uma trombeta dúctil e emitiu este som: “O Senhor o deu, o Senhor o tirou; conforme agradou ao Senhor assim se fez”. Bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1,21). Como resoou! Que som suave emitiu! Esta trombeta dúctil ainda é batida; foi entregue ao poder de Satanás, a fim de que este ferisse a carne de Jó; foi ferida, começou a grangrenar, a encher-se de vermes. Além disso, aproximou-se Eva para seduzi-lo, sua mulher, preservada para servir o diabo, não para alívio do marido, lhe sugeriu uma blasfêmia; ele não a atendeu. Adão obedeceu a Eva no paraíso (cf Gn 3,6); Adão no meio do esterco repeliu Eva. Pois, Jó estava sentado no esterco e estava coberto de vermes e grangrenado. Jó putrefacto no esterco era melhor do que Adão íntegro no paraíso. Mas, a mulher ainda era Eva, enquanto Jó não era mais Adão. Respondeu a Eva preparada para vencê-lo e tentá-lo. Eis que agora ouvimos como foi batida esta trombeta. O diabo o feriu da cabeça aos pés com graves úlceras e, putrefacto devido aos vermes, estava sentado no esterco. Ouvimos como foi ferido; ouçamos agora que som emitiu, ouçamos, se vos apraz, o som suave desta trombeta dúctil: “Falas como uma insensata. Se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males”? (Jó 2,10). Que som forte! Que som suave! Quem é que, estando adormecido, não desperte com este som? Em quem não excitará confiança em Deus, a fim de proceder com segurança para combater contra o diabo, não apoiado em suas próprias forças, e sim nas daquele que o experimenta? Porque é Deus quem bate; o martelo não o faria por si mesmo. Pois, o profeta relembra a pena futura do diabo: “como foi quebrado o martelo de toda a terra”? (Jr 50,23). Martelo de toda a terra; é alusão ao diabo. Com esse martelo na mão de Deus, isto é, com o poder de Deus. São batidas as trombetas dúcteis, para ressoarem os louvores de Deus. Vede como (ouso dizê-lo, meus irmãos), este martelo batia também no Apóstolo. Diz ele: “Já que estas revelações eram extraordinárias, para eu não me encher de soberba, foi-me dado um aguilhão na carne — um anjo de Satanás para me espancar”. Eis como é batido; vejamos que som emite: “A este respeito, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Respondeu-me, porém: Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder”. Eu sou uma trombeta, diz ele, e Deus é o artífice; quero ser bem acabado; não serei perfeito se não for batido: “na fraqueza a força manifesta todo o seu poder”. Escuta o agradável som desta trombeta dúctil: “Pois, quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12,7-10). E o mesmo Apóstolo (enquanto apóstolo unido a Cristo, unido àquela direita que sustenta o martelo para produzir a trombeta), sustentado por aquela direita, também maneja o martelo e diz de alguns homens: “Os quais entreguei a Satanás, a fim de que aprendam a não blasfemar” (1 Tm 1,20). Entregou-os para serem malhados. Soavam mal antes de serem fabricados; talvez depois de prontos e transformados em trombetas dúcteis, tenham desistido de blasfemar, e emitiram louvores ao Senhor. São estas as trombetas dúcteis. | |
§ 7 | Quais são as cornetas? O corno sai além da carne. É preciso que indo para fora da cabeça seja firme, firme para perdurar e capaz de produzir som. Mas donde vem isto? Porque superou a carne. Quem quiser ser uma corneta, supere a carne. Que quer dizer: supere a carne? Transcenda os afetos carnais, vença os desejos carnais. Ouve as cornetas: “Se, pois, diz o Apóstolo, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra” (Cl 3,1.2). Que é: “procurai as coisas do alto?” Ide além da carne, não penseis nas coisas carnais. Ainda não eram cornetas aqueles aos quais assim o Apóstolo falava: “Quanto a mim, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas tão-somente como a homens carnais, como a crianças em Cristo. Dei-vos a beber leite, não alimento sólido, pois não o podíeis suportar. Mas nem mesmo agora podeis, visto que ainda sois carnais” (1 Cor 3,1.2). Por conseguinte, não eram cornetas, pois não tinham superado a carne. O corno adere à carne, mas a excede; embora brote da carne, supera a carne. Se tu, portanto, te tornaste de carnal espiritual, pela carne ainda pisas o chão, mas pelo espírito irrompes no céu: “embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne” (2 Cor 10,3). Não passemos por alto, irmãos, sobre aquilo que o Apóstolo afirma. Que lhes diz ele, para provar que os homens carnais tem gosto pelo que é carnal, e ainda não se transformaram em cornetas? “Explico-me: cada um de vós diz: Eu sou de Paulo! ou: Eu sou de Apolo! ou: Eu sou de Cefas! não sois carnais e não vos comportais de maneira meramente humana? Quem é, portanto, Apolo? Quem é Paulo? Servidores, pelos quais fostes levados à fé. Eu plantei; Apolo regou; mas era Deus quem fazia crescer” (1 Cor 1,12; 3.1-6). O Apóstolo quer tirá-los da esperança que haviam depositado num homem, e fazê-los tocar os bens espirituais em Cristo, para poderem se transformar em cornetas, superando a carne. Irmãos, não ataqueis os irmãos, que a misericórdia de Deus ainda não converteu. Ficai cientes de que agindo assim, tendes gosto pelo que é carnal. Não é esta trombeta que deleita os ouvidos de Deus; a trombeta do insulto chama para uma guerra estéril. Uma corneta faça com que te levantes contra o diabo e não uma trombeta carnal te instigue contra um irmão. “Com trombetas dúcteis e sons de corneta, regozijai-vos diante do Senhor, que é rei”. | |
§ 8 | 7.9 E o que vem depois que jubilardes e exultardes com as trombetas dúcteis e ao som da corneta? “Agite-se o mar e tudo o que ele contém”. Irmãos, depois que os apóstolos pregaram a verdade, quais trombetas dúcteis e cornetas, o mar se abalou, as ondas se encapelaram, as tempestades aumentaram, vieram as perseguições à Igreja. Quando se abalou o mar? Enquanto a Igreja jubilava, salmodiava em honra a Deus. Os ouvidos de Deus se deleitavam, mas os vagalhões do mar se erguiam. “Abale-se o mar e tudo o que ele contém, o orbe da terra e todos os seus habitantes”. Abale-se o mar nas perseguições. “Aplaudirão os rios juntamente”. Agite-se o mar e aplaudam os rios juntamente: vêm as perseguições e os santos se alegraram em Deus. Por que os rios aplaudirão? Que significa: bater palmas? Alegrar-se nas obras. Bater palmas, é alegrar-se com as mãos, com as obras. Por que se fala em rios? Porque Deus fez que os santos fossem rios, dando-lhes daquela água, o Espírito Santo. “Se alguém tem sede, diz o Senhor, venha a mim e beba. Quem crê em mim, de seu seio jorrarão rios de água viva” (Jo 7,37-39). Estes rios aplaudiam, estes rios alegravam-se com as obras e bendiziam a Deus. | |
§ 9 | “Os montes exultarão diante do Senhor, porque vem, vem julgar a terra”. Os montes são os grandes. Deus vem julgar a terra e eles se alegram. Existem montes que tremem porque o Senhor há de vir julgar a terra. Conseqüentemente, existem montes bons e montes maus. Montes bons são as grandezas espirituais; montes maus, os tumores da soberba. “Os montes exultarão diante do Senhor porque vem, vem julgar a terra”. Por que virá e como virá? “Porque vem julgar a terra. Julgará o orbe da terra com justiça e os povos com eqüidade”. Alegrem-se, pois, os montes, pois ele não julgará de maneira injusta. Suponhamos que venha algum juiz humano, ao qual as consciências não estão abertas; tremam os homens, mesmo os inocentes que podem esperar prêmio e louvor, mas têm medo de uma sentença de condenação. Quando vier aquele que não se pode enganar, alegrem-se os montes, alegrem-se com segurança. Serão por ele iluminados, não condenados. Alegrem-se porque o Senhor virá julgar o orbe da terra com eqüidade. Se os montes justos se alegram, os iníquos tremam. Mas ainda não veio, que necessidade há de tremer? Corrijam-se para que se alegrem. Está em teu poder como hás de esperar o Cristo que vem. Ele adia sua vinda, a fim de não te condenar quando vier. Eis que ainda não veio. Ele está no céu e tu na terra. Ele adia a vinda; tu não difiras seguir meu conselho. Sua vinda é dura para os duros, suave para os piedosos. Vê agora o que és. Se és duro, é possível amansar; se és manso, já podes alegrar-te com a vinda. Pois és cristão. Sim, respondes. Creio que oras, com as palavras: “Venha a nós o teu reino” (Mt 6,10). Desejas que venha, aquele cuja vinda não te causa temor. Corrige-te, para não rezares contra ti mesmo. | |