SALMO 𝟡𝟝

Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos;

por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.





ORAÇÃO ⁜ SALMO DA BÍBLIA № 95


§ 95:1  Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.

§ 95:2  Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.

§ 95:3  Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses.

§ 95:4  Ɲ Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.

§ 95:5  Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca.

§ 95:6  Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.

§ 95:7  Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz:

§ 95:8  Ɲ Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto,

§ 95:9  ɋ quando vossos pais me tentaram, me provaram e viram a minha obra.

§ 95:10  Ɗ Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos;

§ 95:11  por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.


O SALMO 95


SERMÃO 💬

§ 1
1 Meu irmão e meu Senhor, Severo 1, ainda adia a alegria que nos deve dar com seu sermão; ele reconhece que é devedor. O Senhor alegrou a todas as igrejas por onde ele passou, com as palavras de sua boca. Deve, pois, muito mais alegrar a esta Igreja, de onde Deus o fez bem conhecido às demais. Mas que fazer, senão atender a seu desejo? Disse que ele adiou, irmãos, mas não que nos queira privar de sua palavra. Por isso, prendei o devedor e não o solteis antes de pagar. Note, portanto, Vossa Caridade. À medida que o Senhor nos conceder, digamos alguma coisa sobre este salmo, apesar de já saberdes; é doce a lembrança da verdade. Provavelmente, ao ser lido seu título, alguns ouviram admirados. Traz como título:

Quando se edificava a casa, depois do cativeiro”.

Anunciado este título, talvez esperaríeis no texto do salmo encontrar alusão a pedras extraídas das montanhas, a volumes pesados arrastados, alicerces lançados, traves colocadas por cima, colunas erguidas. Nada disso se canta; e se o assunto é outro, o salmo não está de acordo com o título, e ele tem uma coisa no frontal e outra nas palavras? Absolutamente não, mas pede que se entenda bem. De fato, fala da edificação da casa. Entendam todas as pedras desta casa o que contaram. Pois, edifica-se a casa de Deus, mas não no lugar onde Salomão a construiu (cf 2Rs 3,1).

Efetivamente, ele edificou o templo; e ouvistes o que disse o Senhor do próprio templo. Ao admirarem os discípulos as pedras e a enorme construção do templo, manifestaram ao Senhor sua admiração e espanto; e o Senhor lhes respondeu:

Em verdade vos digo: não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja demolida(Mt 24,1.2).

Não se edifica aqui uma casa dessas. Pois, vede onde é edificada. Não é num só lugar, em qualquer parte. Começa o salmo da maneira seguinte:



§ 2
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira”.

Se toda a terra canta um cântico novo, a casa se edifica enquanto se canta. O próprio cantar é um modo de edificar, mas se não se canta um cântico velho. Os desejos da carne cantam o cântico velho; o novo é cantado pela caridade que vem de Deus. Seja qual for o cântico proveniente da cupidez é velho; embora ressoe na boca o cântico novo, o louvor não é belo na boca do pecador (cf Eclo 15,9).

É preferível calar o canto novo a cantar o velho; porque se fores novo, e calares, não ressoa o canto aos ouvidos dos homens. Teu coração não cala o cântico novo e ele alcançará os ouvidos de Deus, que te fez homem novo. Amas e calas. O próprio amor é voz diante de Deus, o próprio amor é o cântico novo. Escuta por que ele é o cântico novo. Diz o Senhor:

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros(Jo 13,34).

A terra inteira, portanto, canta o cântico novo e edifica-se a casa. Pois, toda a terra é casa de Deus. Se toda a terra é casa de Deus, a que não está unida a toda a terra torna-se uma ruína e não uma casa; aquela antiga ruína, cuja sombra era o antigo templo. Ali, efetivamente, ruía o que era velho, a fim de se edificar o que é novo. E como ruía o que era antigo? “Em verdade vos digo: não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja demolida”.

Cristo é a pedra. Diz, porém, o Apóstolo: Todos vós, “que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo(Gl 3,27).

Se é revestido de Cristo todo aquele que é batizado em Cristo, quem é que põe pedra sobre pedra, senão o que impõe batismo sobre batismo? Mas, não temais; “não ficará pedra sobre pedra que não seja demolida”.

Na construção nova que se levanta depois do cativeiro, as pedras se sobrepõem de tal modo, a caridade de tal maneira as congrega na unidade que uma pedra não fica sobre a outra, mas todas as pedras se tornam uma só. Não há de que se espantar. Foi obra do cântico novo, isto é, da caridade que renova. O Apóstolo nos integra na própria estrutura, e nos liga estreitamente naquela unidade, dizendo:

Suportando-vos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz(Ef 4,2.3).

Onde há unidade do Espírito, a pedra é uma só; mas uma pedra constituída de muitas. Como constituída de muitas? Suportando-vos uns aos outros com amor. Por conseguinte, a casa do Senhor nosso Deus é edificada. É edificada, realiza-se, faz-se. Realizam-na estas vozes, estas leituras, a pregação do evangelho em todo o orbe da terra; ela ainda se edifica. Cresceu muito esta casa, e abrange muitos povos; contudo, ainda não a todos. Crescendo abrangeu a muitos povos, mas há de abranger a todos. E os que se gloriam de ser seus familiares contradizem, nesses termos: Já diminui. Ainda há de se propagar, haverão de crer muitos povos que ainda não crêem. Ninguém diga: E os povos que falam tal língua hão de acreditar? E os bárbaros vão crer? Por que, então, o Espírito Santo apareceu na forma de línguas de fogo, senão porque não existe dureza de língua alguma que não amoleça ao calor daquele fogo? (cf At 2,3).

Já temos muitos povos bárbaros que acreditaram em Cristo. Lugares ainda não atingidos pelo Império Romano, Cristo já os possui. Regiões ainda fechadas àqueles que empunham a espada, não estão fechadas àquele que empunha o madeiro da cruz. Pois, o Senhor reina do madeiro. Quem é que empunha o madeiro? Cristo. Da cruz venceu os reis, e depois de subjugados, assinalou-os na fronte com a própria cruz. E eles se gloriam da cruz, porque nela está a sua salvação. Está a realidade. Assim cresce a casa, assim se edifica. E a fim de estarem bem cônscios disso, ouvi a continuação do salmo. Contemplai os que estão trabalhando e construindo a casa.

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira”.



§ 3
2.3 “Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, anunciai de dia em dia a sua salvação”.

Como se eleva o edifício? “Anunciai de dia em dia sua salvação”.

De dia em dia se anuncie, de dia em dia se edifique; cresça, diz Deus, a minha casa. E como se os operários lhe perguntassem: Onde queres que se edifique? Onde queres que se eleve tua casa? Escolhe-nos um lugar plano, um lugar espaçoso, se queres que se edifique para ti uma casa ampla. Onde ordenas que anunciemos de dia em dia? Ele mostra o lugar:

Anunciai entre as nações a sua glória”.

Diz:

Anunciai entre as nações a sua glória”, a sua glória, não a vossa. Ó construtores, anunciai a sua glória entre as nações. Se quiserdes anunciar a vossa glória caireis; se for a sua, sereis edificados, ao construírdes. Portanto, os que quiseram anunciar a sua própria glória, não quiseram estar nesta casa, e por isso não cantam o cântico novo com a terra inteira. Pois, não têm comunicação com todo o orbe da terra, e assim não estão edificando a casa, mas levantaram uma parede caiada. Como ameaça Deus à parede caiada? Há inúmeros testemunhos dos profetas, que amaldiçoam a parede caiada. Que é parede caiada, senão a hipocrisia, a simulação? (cf Ez 13,14; At 23,3).

Brilha por fora, e por dentro é lodo. O que direi já foi dito, mas como foi proferido com o mesmo espírito que o Senhor se dignou nos conceder, nós também o dizemos. E tudo aquilo que agora dizemos no mesmo Espírito, disseram aqueles que existiram antes de nós. Por isso, não devemos omiti-lo, mas repetir o que foi dito por dom de Deus. Alguém, referindo-se a esta parede caiada, assim falou: Como numa parede não unida a outras, mas levantada isoladamente, se fizeres uma porta, seja quem for que entrar fica fora; assim os daquele partido que não quiseram cantar na casa o cântico novo, mas quiseram construir para si uma parede, ainda por cima caiada, sem solidez, que lhes adianta abrir uma porta? Quem a atravessar, fica fora. De fato, eles não entraram pela porta, nem sua porta introduz quem por ela passa. Pois, diz o Senhor:

Eu sou a porta; quem entrar por mim…” Quais são os que entram pela porta? Aqueles que procuram a glória do Senhor e não a sua. Quais os que entram pela porta? Os que fazem o que foi dito:

Anunciai entre as nações a sua glória. O que entra pela porta é o pastor das ovelhas, diz o Senhor, mas quem sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante(Jo 10,7.9.1.2).

O humilde entra pela porta; o soberbo sobe por outro lugar; por isso, diz o evangelho que um entra e outro sobe. Um entra e é recebido; outro sobe e é precipitado para baixo.

Anunciai entre as nações a sua glória”.

Que significa:

entre as nações?” Talvez se enumerem as nações e poucas delas. E ainda tem o que declarar aquele partido que ergueu uma parede caiada: Por que não seriam nações a Getúlia, a Numídia, a Mauritânia e a Bizacina? Essas províncias são nações. A palavra de Deus, que edifica sua casa por todo o orbe da terra exclui a palavra hipócrita da parede caiada. Não foi suficiente dizer:

Anunciai entre as nações a sua glória”; no intuito de evitar que penses serem excluídas algumas nações, o salmo acrescenta:

A todos os povos as suas maravilhas”.



§ 4
4 “Porque o Senhor é grande e muito digno de louvor. Que Senhor é grande e muito digno de louvor”, senão Jesus Cristo? Sabeis certamente que se manifestou como homem; estais sem dúvida cientes de que foi concebido no seio da uma mulher, que nasceu, foi amamentado, carregado nos braços, circuncidado, que foi oferecida em lugar dele uma vítima, que ele cresceu; finalmente, sabeis que foi esbofeteado, cuspido, coroado de espinhos, crucificado, morto, traspassado pela lança. Tendes conhecimento de que sofreu tudo isso:

grande e muito digno de louvor”.

Não desprezeis sua pequenez, mas compreendei como é grande. Fez-se pequeno, porque vós também éreis pequenos; compreendei como é grande, e nele vos tornareis grandes. É assim que se edifica a casa, se levanta a construção. Aumentam as pedras, que são levadas para o edifício. Crescei, portanto, e entendei que Cristo é grande. Apesar de pequeno, é grande, imenso. As palavras me faltam. Queria exprimir o quanto ele é grande. Embora dissesse o dia inteiro: Grande, grande, que diria? Se falasse o dia todo: Grande, acabaria enfim, porque o dia termina. Sua grandeza é anterior aos dias, além dos dias, sem dia. Por isso, qual o motivo de dizer o salmo:

Porque o Senhor é grande e muito digno de louvor”.

Que pode proferir uma pequena língua, a fim de louvar aquele que é grande? Dizendo:

muito”, pronuncia uma palavra e entrega ao intelecto algo para que o saboreie. Seria como se declarasse: Pensa aquilo que os sons não exprimem; e por mais que pensares será pouco. O pensamento não o pode explicar, poderia explaná-lo a língua? “O Senhor é grande e muito digno de louvor”.

Seja ele louvado, apregoado, anuncie-se a sua glória e com isso se edifica a casa.



§ 5
É temível sobre todos os deuses”.

Existem, então, deuses, em relação aos quais ele é muito mais temível? Vejamos quais os denominados deuses, e veremos a razão por que o afirma. Por enquanto, antes que o profira, caríssimos, atenção. Aquele que parecia atemorizado no meio dos homens, “é temível sobre todos os deuses”.

Acaso as nações não se agitaram? Porventura os povos não tramaram em vão contra o Senhor e contra o seu Cristo? (cf Sl 2,1).

Não o rodearam touros cevados? Não abriu contra ele a boca aquele leão a rugir? (cf Sl 21,13.14).

Entrando este no coração dos judeus enfurecidos, exclamou:

Crucifica-o, crucifica-o(Mt 27,23), como se com esse rugido tivesse medo aquele que “é temível”, não sobre todos os homens, mas “sobre todos os deuses?” O lugar da construção da casa é uma floresta, sobre a qual foi dito ontem:

Encontramo-la nos campos do bosque(Sl 131,6)2. O salmista procurava a casa, ao dizer:

Nos campos do bosque”.

E onde estava este bosque? Os homens cultuavam os ídolos; não é de admirar que cuidassem de porcos. Aquele filho que abandonou o pai e dissipou sua herança numa vida devassa, gastando tudo, cuidava de porcos (cf Lc 15,12-15), isto é, cultuava os demônios; e de-vido à superstição dos pagãos, a terra toda se tornara uma floresta. Mas elimina a floresta aquele que constrói a casa; também foi dito:

Quando se edificava a casa, depois do cativeiro”.

Os homens eram mantidos cativos sob o diabo e serviam aos demônios, mas foram redimidos do cativeiro. Puderam vender-se a si mesmos, mas não conseguiram redimir-se. Veio o redentor e pagou o resgate; derramou seu sangue e comprou o orbe da terra. Queres saber o que ele comprou? Vede quanto pagou, e descobrirás o que comprou. O preço é o sangue de Cristo. Qual o objeto que vale tanto? Qual, senão todo o orbe? Qual, senão todas as nações? Muito ingratos são ao preço de seu resgate, ou por demais soberbos os que afirmam ser ele tão pequeno que só adquiriu os africanos; ou seriam eles tão importantes que tenha sido pago somente por eles3? Por conseguinte, não exultem, não se orgulhem. Deu por todos tudo aquilo que deu. Está ciente do que comprou, porque sabe por quanto foi. Tendo sido nós remidos, depois do cativeiro edifica-se a casa. Quem é que nos retinha no cativeiro? Aqueles aos quais se dirige a palavra:

Anunciai” são os que eliminam a floresta. Tendo a meta de terminar com a floresta, libertem do cativeiro a terra, construam, edifiquem, anunciando a grandeza da casa do Senhor. Como se extirpa a floresta dos demônios, a não ser anunciando aquele que está acima de todos? Pois, todas as nações tinham os demônios como seus deuses. Chamavam de deuses os demônios, segundo diz claramente o Apóstolo:

Mas aquilo que os gentios imolam, eles o imolam aos demônios, e não a Deus(1 Cor 10,20).

Uma vez que eles estavam no cativeiro, imolavam aos demônios, deixando por isso toda a terra coberta de florestas, o salmista anuncia aquele que “é grande e muito digno de louvor”.

1 Bispo de Mileve, que é citado também no Com. s/salmo 131,1, etc. 2 Cf Com sobre o sl. 131, nº 11. 3 Os donatistas.



§ 6
5 E como se revela a sua grandeza, arrancando aquelas superstições que mantinham o povo cativo, o qual foi redimido por aquele que “é temível sobre todos os deuses?” E supondo que se lhe respondesse: Mas por que motivo disseste:

sobre todos os deuses?” Acaso eles são deuses? prossegue o salmo:

Porque os deuses das nações são demônios”.

V. Caridade dê-me atenção”.

Pouco acima era declarado que ele é grande:

O Senhor é grande” e sentindo-se o salmista incapaz de louvá-lo, acrescentou:

e muito digno de louvor”.

Não te dissera eu que deixava que pensasses o que era impossível explicar em palavras? Continuando a falar, que se disse de valioso sobre nosso Senhor Jesus Cristo? Que ele está acima de todos os demônios? Pois, o salmo, tendo declarado:

É temível sobre todos os deuses”, prosseguiu:

Porque os deuses das nações são demônios”.

Não tem importância estar sobre os demônios; também tu, se quiseres, estarás; mas se acreditares em Cristo. Seria esta a grandeza do louvor:

O Senhor é grande e muito digno de louvor?” Querendo explicar, quanto possível à linguagem humana, e apesar de ser o Espírito Santo bom organista, no entanto as sílabas atingem as limitações do espírito humano, embora produza ali alguns pensamentos. Querendo, então, o salmista explicar por meio da linguagem, como se exprime? “O Senhor é grande e muito digno de louvor”.

Fala, fala, profere em que medida é digno de louvor.

É temível sobre todos os deuses”.

Por que dizes:

sobre todos os deuses? Porque os deuses das nações são demônios”.

Todo o louvor daquele que é muito digno de louvor consiste apenas em superar todos os deuses dos gentios, que são demônios? Espera um pouco e escuta o que segue:

Mas o Senhor fez os céus”.

Já não estás somente acima dos demônios, mas sobre todos os céus que ele mesmo fez. Se tivesse dito:

Sobre todos os deuses, porque os deuses das nações são demônios” e parasse nisso o louvor ao Senhor, teria dito menos do que costumamos pensar a respeito de Cristo; porém, como disse:

Mas o Senhor fez os céus”, vede qual a diferença entre os céus e os demônios; vede a distância que separa os próprios céus de seu criador; eis como o Senhor é excelso. Não disse o salmista: O Senhor, porém, está sentado acima dos céus, porque provavelmente se pensaria que outro teria feito o trono onde se sentar; mas declarou:

O Senhor fez os céus”.

Se fez os céus, criou igualmente os anjos; ele criou os anjos, os apóstolos, e a estes os demônios cediam o passo. Mas, os próprios apóstolos eram céus que carregavam o Senhor. Qual o Senhor que eles carregavam? Aquele que os fez. Escuta como eles são outros céus:

Narram os céus a glória de Deus(Sl 18,2).

Diz o salmista aos céus: Anunciai entre as nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas. Porque o Senhor é grande e muito digno de louvor, é temível sobre todos os deuses”.

Que deuses? “Porque os deuses das nações são demônios”.

E ele é terrível sobre todos estes deuses.

Mas o Senhor fez os céus”.

Ó céus, criados por ele, “anunciai entre as nações a sua glória!” Edifique-se a casa do Senhor por toda a terra, cante a terra inteira o cântico novo.



§ 7
6 “Precedem-nos a confissão e o esplendor”.

Amas o esplendor? Queres ser belo? Confessa. Não disse: Esplendor e confissão, mas:

Confissão e esplendor”.

Eras feio, confessa para te tornares belo; eras pecador, confessa para te tornares justo. Pudeste manchar-te, mas não podes fazer-te belo. Que esposo é o nosso, pois ele amou a esposa feia, para fazê-la formosa? Como, perguntará alguém, amou uma esposa feia? Com efeito, “eu não vim”, diz o Senhor, “chamar justos, mas pecadores(Mt 9,13).

Chamas pecadores, para permanecerem assim? Não, responde. E como deixarão de ser pecadores? “Precedem-no a confissão e o esplendor”.

Confessem os pecadores seus pecados, vomitem os males que avidamente haviam devorado. Não voltem a seu vômito, como um cão imundo (cf 2Pd 2,22), e haverá confissão e esplendor. Amamos o esplendor. Primeiro optemos pela confissão, para que se siga o esplendor. Existe ainda quem ame o poder, a magnificência; quer ser grande como os anjos. Há magnificência nos anjos; e tão grande poder, que se eles fize-rem tudo o que podem, não será possível suportá-lo. No entanto, todo homem deseja ter o poder dos anjos, embora não ame a justiça dos anjos. Ama primeiro a justiça, e virá em seguida o poder. Como prossegue o salmo? “A santidade e a magnificência enchem seu santuário”.

Tu buscavas a magnificência. Ama primeiro a santidade. Se te santificares, serás magnífico. Pois, se apressadamen-te quiseres ser primeiro magnífico, cairás e não erguerás; não te elevas, mas te orgulhas. Elevar-te-ás melhor se te erguer aquele que não cai. Pois, desceu para junto de ti aquele que não cai. Tu caíras, mas ele desceu e estendeu-te a mão; não podes erguer-te por tuas forças. Pega a mão daquele que desce, para que ele, que é forte, te levante.



§ 8
7 E então? Se “precedem-no a confissão e o esplendor, a santidade e a magnificência enchem seu santuário(conforme anunciamos, quando edificávamos a casa; eis que já o anunciamos às nações), que devem fazer as nações, às quais anunciaram aqueles que eliminaram a floresta? Ele já diz às mesmas nações:

Tributai ao Senhor, ó família dos povos. Tributai ao Senhor, glória e honra”.

Não a vós mesmos, porque os vossos pregadores não vos anunciaram sua própria glória mas a do Senhor. Também vós “tributai ao Senhor, glória e honra” e dizei:

Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá a glória(Sl 113,1).

Não depositeis a esperança num homem. Cada um que é batizado diga: Batiza-me aquele do qual disse o amigo do esposo:

Este é que batiza(Jo 1,33).

Se assim vos exprimirdes, tributareis ao Senhor glória e honra:

Tributai ao Senhor glória e honra”.



§ 9
8 “Dai ao Senhor a glória devida a seu nome”.

Dai glória a seu nome e não ao nome dos homens, não a vosso nome.

Tomai vítimas e entrai nos seus átrios. Tomai vítimas”.

Que vítimas trareis a fim de entrardes nos seus átrios? A casa já se elevou e foram construídos os átrios. Os que trazem vítimas, entrem nos átrios. Traremos touros, bodes ou ovelhas? De forma nenhuma.

Pois se quisesses um sacrifício, de certo eu o ofereceria”.

O salmista nos relembrava qual vítima devíamos oferecer. Verificai se não trata da vítima a que me referia há pouco:

Precedem-no a confissão e o esplendor”.

A confissão é uma vítima oferecida a Deus. Portanto, ó povos, se quereis entrar em seus átrios, não entreis de mãos vazias:

Tomai vítimas”.

Que vítimas levaremos conosco? “Sacrifício a Deus é o espírito contrito; ao coração arrependido e humilhado Deus não despreza(Sl 50,18.19).

Entra na casa de Deus com coração humilhado, e entraste com uma vítima. Se és soberbo, entras de mãos vazias. Pois, como te orgulharias, se não fosses vão? Pois se estivesses cheio, não te incharias. Como estarias cheio? Se contigo tomares vítimas, que levarias aos átrios do Senhor. Não nos detenhamos mais longamente; vamos de passagem quanto ao restante. Vede a casa se elevar, vede o edifício estender-se por toda a terra. Alegrai-vos, porque entrastes nos átrios; alegrai-vos, porque entrais na construção do templo de Deus. Quem entra, faz parte do edifício, constitui também a casa de Deus. Habita nela aquele para o qual se edifica a casa por todo o orbe da terra, e isto depois do cativeiro.

Tomai vítimas e entrai nos seus átrios”.



§ 10
9.10 “Adorai-o em seu átrio santo”, na Igreja católica. Ele é o seu átrio santo. Ninguém diga:

Olha o Messias aqui! ou: ali! Pois hão de surgir falsos profetas”.

Dize-lhes:

Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja demolida(Mt 24,23.24.2).

Chamais para junto de uma parede caiada, mas eu adoro no átrio santo a meu Deus.



§ 11
Trema em sua presença a terra inteira. Dizei entre as nações: O Senhor reina pelo madeiro. Ele estabilizou o orbe da terra para que não vacile”.

Que testemunhos da construção da casa de Deus! As nuvens do céu proclamam por todo o orbe da terra que a casa de Deus está sendo construída; e clamam as rãs do brejo: somente nós somos cristãos. Que testemunhos hei de apresentar? Os do saltério. Profiro aquilo que tu também cantas, mas estando surdo. Abre os ouvidos. Tu cantas estas palavras. Cantas comigo, e não concordas comigo. Tua língua faz soar o mesmo que a minha e teu coração discorda do meu. Não cantas estes versículos? Vê os testemunhos da terra inteira:

Trema em sua presença a terra inteira”, e tu afirmas que ela não se abala.

Dizei entre as nações: O Senhor reina pelo madeiro”.

Acaso se apossam disso e dizem que reinam pelo madeiro, os que dominam com os açoites dos circunceliões? Reina com a cruz de Cristo, se queres reinar pelo madeiro. Pois, o teu madeiro te torna lenhoso, enquanto o madeiro de Cristo te faz atravessar o mar. Escuta o salmo a dizer:

Estabilizou o orbe da terra para que não vacile”.

E tu afirmas que não somente se abalou após sua correção, mas ainda diminuiu. Tu o dizes; o salmo mente? Os falsos profetas que clamam:

Olha o Messias aqui! ou: ali!” estão dizendo a verdade e o profeta está mentindo? Irmãos, em oposição a essas palavras tão claras, ouvis nas ruas o grito: Ele entregou, aqui ele também entregou. Que dizes? Devem-se ouvir as tuas palavras, ou as de Deus.

Ele estabilizou o orbe da terra para que não vacile”.

Eu te demonstro o orbe da terra todo edificado; toma vítimas, entra nos átrios do Senhor. Não tens vítimas e por isso não queres entrar. Como? Se Deus te impusesse trazer como vítimas touro, ou cabrito ou carneiro, encontrarias o que trazer; ele te manda trazer um coração humilhado e não queres entrar. Não o encontras em ti, porque inchaste de soberba.

Ele estabilizou o orbe da terra para que não vacile. Julgará os povos com eqüidade”.

Então se lamentem os que não querem amar a eqüidade.



§ 12
11 “Alegrem-se os céus e exulte a terra”.

Alegrem-se os céus que narram a glória de Deus; alegrem-se os céus, que o Senhor fez; exulte a terra, sobre a qual se derrama a chuva do céu. Pois os céus são os pregadores, e a terra os ouvintes.

Agite-se o mar e tudo o que ele contém”.

Que mar? O mundo. Abalou-se o mar e tudo o que ele contém. O mundo inteiro sublevou-se contra a Igreja, quando ela se propagava e era construída em toda a terra. Deste abalo ouvistes falar no evangelho:

Entregar-vos-ão aos sinédrios(Mc 13,9).

O mar se agitou; mas quando o mar poderia vencer aquele que fez os céus?



§ 13
12 “Alegrar-se-ão os campos e tudo o que neles existe”.

Todos os cordatos, todos os mansos, todos os justos são campos de Deus.

Haverão de rejubilar então as árvores todas das selvas”.

Árvores das selvas são os pagãos. Por que já rejubilam? Porque foram cortados da oliveira silvestre e enxertados na genuína (cf Rm 11,1.7).

Haverão de rejubilar então as árvores todas das selvas” porque foram cortadas árvores imensas de cedro e cipreste, e sendo madeiras incorruptíveis foram transportadas para a construção da casa (cf 1Rs 5,5.6).

Eram árvores da floresta antes de serem levadas para a construção; eram árvores da floresta antes de pertencerem à oliveira.



§ 14
13 “Haverão de rejubilar então as árvores todas das selvas, na presença do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra”.

Veio uma vez, e virá uma segunda vez. Primeiro veio à sua Igreja através de nuvens. Quais são as nuvens que o carregaram? Os apóstolos pregadores de que ouvistes falar na leitura do Apóstolo:

Em nome de Cristo exercemos a função de embaixadores: em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus(2 Cor 5,20).

São estas as nuvens que o trazem, sem contar o último advento, quando virá a julgar os vivos e os mortos. Veio primeiro nas nuvens. Em primeiro lugar, sua palavra ressoou no evangelho:

Em breve vereis o Filho do homem vir entre nuvens”.

Que quer dizer:

Em breve?” O Senhor não virá depois, quando se lamentarão todas as tribos da terra? Veio primeiro através de seus pregadores e encheu todo o orbe. Não resistamos ao primeiro advento, para não nos atemorizarmos com o segundo.

Ai daquelas que estiverem grávidas e estiverem amamentando naqueles dias!” Acabastes de ouvir do evangelho:

Atenção, e vigiai, pois não sabeis quando será o momento(Mc 13,26.17.33).

São expressões figuradas. Quais são as que estão grávidas e as que amamentam? Chamam-se grávidas as almas que depositam sua esperança neste mundo. Se já alcançaram o que desejavam são mães que amamentam. Por exemplo: Compra-se uma propriedade: houve gravidez, útero dilatado pela esperança, até se conseguir o intento. Feita a compra, foi dada à luz, amamentada.

Ai daquelas que estiverem grávidas e estiverem amamentando”, ai das que depositam esperança neste mundo, agarradas aos bens que lhes advieram pela confiança mundana. Que fazer, então, o cristão? Usar do mundo, sem o servir. Que significa isto? Ter como se não tivesse. Para não haver naquele dia nem grávidas, nem mães que amamentam, o Apóstolo assim fala, assim nos exorta, admoesta:

Enfim, irmãos, o tempo se fez curto. Resta, pois, que aqueles que têm esposa, sejam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; aqueles que se regozijam, como se não se regozijassem; aqueles que compram, como se não possuíssem; aqueles que usam deste mundo, como se não usassem plenamente. Pois passa a figura deste mundo. Eu quisera que estivésseis isentos de preocupações(1 Cor 7,29-32).

A isenção de preocupações faz esperar com segurança a vinda do Senhor. Pois, que amor de Cristo é esse, acompanhado do temor de sua vinda? Irmãos, não nos envergonhamos? Amamos e temos medo que ele venha. Amamos de verdade? Ou preferimos os nossos pecados? Odiemos os pecados e amemos aquele que virá puni-los. Ele virá, quer queiramos, quer não. Se agora não vem, não significa que não virá. Virá, sem que o saibas; e se estás preparado, não importa esta ignorância.

Haverão de rejubilar na presença do Senhor então todas as árvores das selvas, porque ele vem”, primeiro. E depois? “Vem julgar a terra. Haverão de rejubilar então as árvores todas das selvas”.

Veio uma vez; vem depois julgar a terra. Encontrá-lo-ão exultantes os que creram em seu primeiro advento, “porque ele vem”.



§ 15
Pois, “julgará o orbe da terra com eqüidade”: e não uma parte, porque não foi só uma parte que comprou. Deve julgar o todo, porque pagou o resgate total. Ouviste o evangelho. Quando ele vier, “reunirá os eleitos, dos quatro ventos(Mc 13,27).

Reúne os eleitos dos quatro ventos, por conseguinte de todo o orbe da terra. O próprio nome de Adão (já disse o nome uma vez) 1 em grego, representa o orbe da terra. São quatro letras: A, D, A e M. Na língua grega, as quatro partes da terra começam por estas letras: Anatolén é o oriente; Dípin, o ocidente; Árkton, o norte; Mesembeían, o sul; portanto, forma a palavra ADAM. Adão, por conseguinte, está por toda a terra. Viveu num só lugar, caiu, e de certo modo pulverizado encheu a terra inteira; mas a misericórdia de Deus reuniu os pedacinhos, fundiu-os no fogo da caridade e deles fez um só. O criador sabe fazê-lo. Ninguém desanime. É, de fato, muito, mas pensai em quem é o artífice. Refez quem fez; reformou quem formou.

Julgará o orbe da terra com eqüidade e os povos segundo a sua verdade”.

Em que empregará eqüidade e verdade? Reunirá os eleitos para julgá-los, separando-os dos demais. Colocará uns à direita e outros à esquerda. Que haverá de mais justo e verdadeiro do que não poderem esperar misericórdia do juiz aqueles que não quiseram praticar a misericórdia antes que ele viesse? Os que quiseram ter misericórdia, serão julgados com misericórdia. Dir-se-á aos colocados à direita:

Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o reino preparado para vós desde a criação do mundo”.

E são-lhes imputadas as obras de misericórdia:

Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber”, etc. De outro lado, que é atribuído aos da esquerda? Que não quiseram praticar a misericórdia. E para onde irão? “Ide para o fogo eterno”.

Esta palavra áspera causará grandes gemidos. Mas, como se exprime outro salmo? “A lembrança do justo será eterna. Não receará más notícias(Sl 111,7).

Quais são as más notícias! “Ide para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos(Mt 25,31-46).

Quem vai se alegrar com uma sentença boa não terá receio de uma sentença má. Como se alegrarão com uma sentença favorável? “Vinde, benditos de meu Pai”.

Que sentença não recearão? “Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos”.

Aí temos a eqüidade, a verdade.

Julgará o orbe da terra com eqüidade e os povos segundo a sua verdade”.

Pelo fato de não seres justo, o juiz não o será? Ou porque é mentiroso, a verdade não será veraz? Mas se queres encontrá-lo misericordioso, sê misericordioso antes que ele venha. Perdoa se algo foi cometido contra ti, dá aquilo que tens demais. E o que dás não é do Senhor? Se desses do que é teu, seria prodigalidade; mas como dás do que é dele, é devolução. Pois, o que tens que não tenhas recebido? (1 Cor 4,7).

Vítimas agradabilíssimas a Deus são a misericórdia, a humildade, a confissão, a paz, a caridade. Ofereçamos estas vítimas e aguardaremos cheios de confiança a vinda do juiz, que “julgará o orbe da terra com eqüidade e os povos segundo a sua verdade”.

1 Cf Com. sobre Jo 9, 14,6 6ss, 10,12,4ss.